cidade de
Iniciando como pinturas, logo as pinceladas cederam espaço ao trabalho minucioso com agulhas e linhas, explorando novos métodos e experimentações. Assim, sobre telas perfuradas e esburacadas, os pontos e as tramas substituíram as tintas. Transcendendo a superfície plana, objetos e figuras adquiriram tridimensionalidade, transformando-se em xales, colchas, toalhas e mantas, antes mesmo de adornar as capas de estofados. O elo entre as pinturas e os bordados reside na expressividade das cores, onde tudo parece surpreender, sem definições precisas. Criando verdadeiras narrativas visuais, as tramas e os personagens não se submetem a hierarquias ou regras, abarcando múltiplos universos e geografias.
Figuras da iconografia católica, como Santo Antônio, São Cristóvão, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora, evocam memórias distantes, amalgamando técnicas como marchetaria, colagem, escultura e gravura, influenciadas pelo barroco mineiro. Contudo, ao identificar essas influências, emergem também cores de embarcações e lembranças das redes de pesca do litoral baiano.
A própria artista revela que muitas dessas representações são oriundas de suas lembranças de infância, refletindo sua história pessoal e familiar, assim como questões sociais contemporâneas, como a imigração em Joinville, os resquícios do Brasil escravocrata e os conflitos no Oriente Médio. Bonecos que retratam diferentes etnias e culturas testemunham desde o colonialismo até as problemáticas atuais do mundo árabe e muçulmano. Tudo o que ela vive, lê, presencia e experimenta é filtrado em sua obra.
No entanto, suas pinturas-bordados/bordados-pinturas não podem ser reduzidas a simples dualidades. A artista nos desafia a ter sensibilidade para compreender que, na vastidão da vida e da arte, existir é habitar os espaços intermediários. Se toda existência é uma amálgama estranha, é possível também conceber que seres e objetos residem nas fronteiras entre o objetivo e o subjetivo, o coletivo e o individual, o repetido e o único, o permanente e o efêmero, o distante e o próximo. Assim somos convidados a testemunhar o gesto artístico que dá vida aos espaços entre linhas e cores, gerando existências tangíveis.
ROSANGELA CHEREM & ENELEO ALCIDES - janeiro de 2024.
VISITAÇÃO GRATUITA DE 29/01/24 À 30/03/24
Atendimento de terça à sábado das 13 às 18h. Para visitas guiadas ou grupos solicitamos entrar em contato por nosso whatsapp 47 99277-9816, email: contato@galeria33.com ou através do Instagram @_galeria33
Galeria 33 - Joinville
Rua Bento Gonçalves, 33, Glória. Joinville, Santa Catarina. CEP:89216-110
Whatsapp: +55 47 99277-9816 Mais informações em: galeria33.com
Esta ação faz parte do Projeto Joinville+Cult Projeto 9906-120405 Incentivado pela FCC/SC através
do Mecenato Estadual PIC/SC
Saiba mais em: https://www.galeria33.com/joinvillecult
Teaser de lançamento da exposição: https://youtu.be/ZCKu14mXyYA?si=xYGzv6zuBCccxSE9
Sobre a artista - https://www.galeria33.com/almira-reuter
Institucional
Informações Úteis
Eventos
Gastronomia
Qualidade de Vida
Todos os direitos reservados | Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.