
Joinville Matsuri 2025 apresenta programação do evento que celebra a cultura e os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão

Após conquistar o público em sua edição de estreia no ano passado, o Joinville Matsuri 2025 promete movimentar mais uma vez a cidade com uma legítima imersão à cultura e à gastronomia japonesa.
O evento de lançamento do Joinville Matsuri 2025 será no dia 30 de abril (quarta-feira), às 19h, no auditório da CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Joinville (rua Princesa Isabel, 447 – Centro - 2º andar).
De acordo com Takao Sato, diretor da Tasa Eventos, empresa realizadora do Joinville Matsuri, mais uma vez o público joinvilense terá a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa, com atrações que retratam desde as manifestações milenares até movimentos e tendências contemporâneas.
“Preparamos uma programação intensa, repleta de atrações. Teremos shows com grandes nomes da música japonesa, danças típicas, os taikôs (tambores japoneses), apresentações folclóricas, o badalado desfile e concurso cosplay, exposições, workshops, feira com produtos orientais, além da deliciosa gastronomia. Uma grande celebração à cultura nipônica”, destaca Takao Sato.
130 anos de amizade entre Brasil e Japão
Outro destaque do Joinville Matsuri 2025 será a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, que foram oficializadas em 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
Essa relação deu origem ao processo de imigração dos japoneses para o Brasil, movimento que se iniciou há 117 anos.
“O Joinville Matsuri 2025 vai dar ênfase aos 130 de amizade entre o Brasil e o Japão, uma relação bilateral que se desenvolveu nas áreas do comércio, da indústria, da educação e cultura. No evento, também vamos apresentar todos os aspectos da cultura japonesa já integrada com o Brasil”, afirma Mário Sato, presidente da FANSC – Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina.
A FANSC congrega as entidades nikkeis de Joinville, Florianópolis, São Joaquim, Frei Rogério, Curitibanos, Lages, Chapecó e Itajaí. Em Santa Catarina, apenas os municípios de Frei Rogério e São Joaquim receberam imigrantes oriundos do Japão que foram trabalhar nas áreas da agricultura e fruticultura, há cerca de 50 anos.
Música japonesa em evidência
O evento de lançamento do Joinville Matsuri 2025 terá a apresentação musical do Duo Ishibaki, formado pela cantora lírica Masami Ganev e pelo violonista Igor Ishikawa.
Juntos, os artistas participam de festivais de cultura japonesa, interpretando músicas folclórias, clássicas, populares e modernas do Japão, sempre buscando manter a essência da cultura, peculiar por sua sutileza e delicadeza.
Masami Ganev é natural do Japão e vive no Brasil desde 1997. Estudou piano desde infância e cantou no coro juvenil e profissionais. Em 2003, iniciou sua carreira cantando com Camerata Florianópolis e nas óperas montadas no CIC, desde então cantou nos grandes palcos como Theatro Municipal de São Paulo e interpretou diversos papéis de ópera e obras sinfônicas. Fez parte do projeto Ópera Curta de São Paulo, gravou trilha sonora para o cinema, propagandas e CDs. Nos últimos anos tem cantado em óperas e concertos no Japão.
Igor ishikawa é bacharel em música/violão pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. É violonista, regente, arranjador e professor. Integra a Orquestra Brasileira, o Duo Rosa-Ishikawa e a banda À Nossa Moda. Participou da turnê internacional do Quarteto Brasileiro de Violões, em 2018.
Joinville Matsuri 2025
O Joinville Matsuri 2025 será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Expocentro Edmundo Dobrawa. A entrada é gratuita.
O festival é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Eventos.
O evento tem patrocínio da Sakura, Unimed Joinville, Multiplike, Selbetti, Labore, Ciser, Artefama e Laboratórios Gimenes.
O Matsuri já foi realizado em cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis, Rio de Janeiro, Cubatão, Osasco, Jundiaí e Manaus.


Notícias do Convention Bureau





