O Brasil é um país de grande diversidade biológica e ambiental, abrigando seis biomas principais que juntos representam a rica tapeçaria natural do país. Esses biomas são a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa, cada um com características únicas e uma vasta gama de espécies de flora e fauna.
Grande parte do território de Joinville esta dentro da Grande Reserva Mata Atlântica que é considerado um dos mais ricos do planeta em termos de espécies de fauna e flora. À época da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, cobria de forma densa e exuberante grande parte da costa brasileira.
É a segunda maior floresta em extensão do Brasil, passando por 17 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A Mata Atlântica, uma das florestas tropicais mais exuberantes do planeta, foi reduzida a menos de 13% de seu tamanho original. No entanto, ainda existe um grande remanescente em bom estado de conservação: a Grande Reserva Mata Atlântica. Esta área cobre 2,7 milhões de hectares de floresta tropical contínua e abriga uma vasta e diversa vida selvagem, além de montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias do oceano Atlântico.
Esse território também é o lar de algumas das cidades coloniais mais antigas do Brasil, além de comunidades indígenas e históricas, todas situadas a uma curta distância de São Paulo a Joinville. A combinação de riquezas culturais e naturais em áreas densamente povoadas oferece uma rara oportunidade de conservar e usufruir desta paisagem única. As áreas naturais protegidas são a base de uma economia inovadora, que pode beneficiar todas as pessoas que vivem na região.
O Setor Serra Mar Sul é a porção catarinense da Grande Reserva Mata Atlântica, abrangendo uma região de beleza natural excepcional que se estende pela costa e avança pela Baía Babitonga até alcançar os municípios serranos e do planalto Norte do estado. Abrange Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul e Araquari, além do Parque Estadual do Acaraí, a REVIS Nascente do Saí e a RPPN Volta Velha.
A Baía Babitonga é o lar de uma população endêmica da raríssima toninha, frequentemente avistada dividindo espaço com os acrobáticos botos-cinza. Mais ao interior, a Serra Dona Francisca oferece um vislumbre escarpado e uma combinação de lindas paisagens com atrativos gastronômicos típicos das comunidades alemãs locais.
No topo da serra, os inigualáveis
Campos do Quiriri
aguardam os turistas que buscam tanto aventura quanto paisagens belíssimas. Essa região única de campos de altitude é um convite à exploração e à apreciação da natureza exuberante que caracteriza o Setor Serra Mar Sul.
A Grande Reserva Mata Atlântica é uma região de rara beleza que abriga o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo. Ainda preserva quase toda a sua diversidade de ambientes e espécies de fauna e flora, além de uma riqueza cultural e histórica significativa.
A delimitação deste território considera o habitat de espécies "topo de cadeia", como a onça-pintada, que necessitam de grandes extensões ininterruptas de floresta para sobreviver. Assim, este exuberante maciço compreende 2,7 milhões de hectares de florestas e outros tipos de vegetação, além de 2,2 milhões de hectares de área marinha.
Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas vivem nos 60 municípios que compartilham este gigantesco patrimônio, localizado entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de sua importância internacional, a Grande Reserva Mata Atlântica representa uma excelente oportunidade para a Produção de Natureza no Brasil.
Institucional
Informações Úteis
Eventos
Gastronomia
Qualidade de Vida
Todos os direitos reservados | Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.