cidade de
Muito tem se falado sobre a observação de aves. Esta é uma atividade que cresce no mundo todo e no Brasil não é diferente.
As aves fazem parte do nosso dia-a-dia, do nosso folclore e cultura. Quantas são as músicas que falam de aves: do sabiá, do canário, o uirapuru entre tantas outras. Alguns associam o canto das aves a figuras da mitologia brasileira. O canto do Urutau é associado ao mitológico Curupira, protetor das nossas florestas.
A verdade é que não faltam motivos para se observar aves, seja pela sua beleza, pelo seu canto, pelos seus hábitos ou simplesmente pela curiosidade.
Trecho de texto elaborado por Bruno Corrêa Barbosa e publicado no infoescola.
Birdwatching, conhecido no Brasil como Observação de Aves ou “Passarinhada” é uma alternativa de lazer para pessoas que gostam de admirar aves ao ar livre.
Mas o que é de fato ser um observador?
Ser um observador de aves é contemplar as aves, seu canto e hábitos seja qual for a forma, desde que a ave esteja livre, no seu habitat e sem interferência do observador no meio em que a ave vive.
O observador pode ser aquele que fica de dentro da sua casa escutando os cantos das aves livres ao seu redor ou aquele que sai na sua rua para ver aquelas aves comuns das nossas cidades (joão de barro, quero-quero, sabiá, canário, etc). Pode ser também aquele que vai a um lugar remoto e entra mata adentro por dias para conseguir uma foto perfeita de uma ave rara no momento em que o macho se exibe para a fêmea. Como dito antes, não é a forma que define o observador, mas sim o fato de contemplar as aves.
Que tipo de características das aves eles buscam observar?
É comum os observadores apresentarem a cada dia mais curiosidade sobre:
É uma infinidade de detalhes.
Talvez o morador comum não saiba das raridades que estão ao seu redor. Em Joinville por exemplo quase todo mundo conhece as barulhentas e formosas Aracuãs, ou Aracuã-escamoso (Ortalis squamata), que são comuns na cidade e facilmente perceptíveis por conta do canto. O que talvez muitos não saibam é que esta ave só existe no Sul do Brasil, com alguns poucos registros na Argentina e nenhuma outra parte do mundo.
Todos os Observadores são fotógrafos?
Muitos observadores se tornam fotógrafos, mas isso não é regra. Alguns observadores preferem somente registrar os cantos ou somente contemplar e anotar o que viram e/ou ouviram.
Para aqueles que se tornam fotógrafos a observação pode tomar outra dimensão que é a de melhorar os registros fotográficos e também registrar momentos diferentes da vida dos nossos amigos de penas. Momentos tais como: alimentação, nidificação, voo, caça, ovos e a lista continua…
Gostaria de me tornar um Observador de Aves, como começo?
É uma atividade muito acessível, principalmente em países como o Brasil que apresenta uma variedade incrível (sendo um dos países no mundo com maior número de espécies, aproximadamente 2.000). É muito comum uma cidade no Brasil ter pelo menos 200 espécies. Mesmo cidades densamente povoadas podem apresentar um grande número de espécies.
Então vamos observar as aves. Seja na nossa cidade ou em qualquer outra parte do Brasil as possibilidades são imensas. Não se preocupe em ter equipamentos, no início o que você precisa é somente dedicar a atenção e deixar que seus olhos e ouvidos façam o resto.
Se quiser se aprimorar recomendo os seguintes sites:
www.wikiaves.com.br - Site de registros de aves por local, espécie e observador. Excelente referência para conhecer novas espécies.
www.ebird.org - site para registro e busca de espécies, assim como locais de observação
birdwatchingbrasil.wordpress.com - site de fomento a observação de aves no Brasil
https://coamajlle.blogspot.com/ - Clube de observadores de Aves de Joinville
Olá eu sou Wellington Marcos Machado!
Morador de Joinville a mais de 45 anos, Empreendedor na área de Tecnologia, Observador de Aves e um amante da Natureza, da nossa Cidade e do nosso País.
Institucional
Informações Úteis
Eventos
Gastronomia
Qualidade de Vida
Todos os direitos reservados | Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.