
Comida di Buteco 2025: 'Espeto Campestre', 'Original da Baía Babitonga', 'Coxa creme minha infância', conheça os pratos que estão na disputa

Competição que escolhe o melhor buteco de Joinville vai até 4 de maio. Ao todo, participam 16 estabelecimentos com petiscos com valor fixo de R$ 35.
A busca pelo melhor buteco de Joinville já começou! Até o dia 4 de maio, a cidade participa da edição 2025 do concurso Comida di Buteco, que reúne 16 estabelecimentos com petiscos criados especialmente para a disputa, todos com preço fixo de R$ 35.
Os participantes são avaliados em quatro critérios: petisco (com peso de 70% na nota final), atendimento, temperatura da bebida e higiene (10% cada). A nota final é dividida igualmente entre o voto popular e a avaliação de jurados especializados.
O concurso ocorre em duas fases: primeiro, são definidos os vencedores locais em cada cidade. Depois, os campeões regionais disputam o título de Melhor Buteco do Brasil, revelado em julho, em cerimônia nacional realizada em São Paulo.
Criado em 2000, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco surgiu com o objetivo de valorizar a cozinha de raiz e os pequenos comércios familiares. Hoje, é reconhecido como uma das principais competições gastronômicas do país, impulsionando a visibilidade e os negócios de milhares de empreendedores.
Em Joinville, além do sabor, os butecos apostam na criatividade para conquistar o público. Entre os destaques estão pratos como:
“Original da Baía da Babitonga”, da Empadas Jerke
A centenária Empadas Jerke, localizada no Centro, traz como destaque o "Original da Baía da Babitonga": pastéis de camarão natural com creme, acompanhados de um molho de pimenta chilli adocicado. Segundo o proprietário, Carlos Jerke, os camarões são pescados na nossa baía — agora, se isso é verdade ou apenas história de pescador, só indo lá e provando para descobrir.
“Espeto Campestre”, da Casa 97
Na última edição, a Casa 97, do bairro Iririú, ficou em segundo lugar no concurso. Para tentar conquistar o primeiro lugar em 2025, preparou o "Espeto Campestre": seis espetos recheados com linguiça e queijo mussarela, acompanhados de molho barbecue.
“Coxa Creme Minha Infância”, do Mr. Lúpulo
A aposta do Mr. Lúpulo, no bairro Santo Antônio, é o sabor da infância. Em busca de recriar a coxinha que comia quando pequeno, Jackson da Maia desenvolveu o petisco “Coxa Creme Minha Infância”: seis coxinhas artesanais recheadas com frango temperado e queijo colonial, empanadas em farinha panko com parmesão — crocantes por fora e suculentas por dentro.
“Isca de Peixe à Mexicana”, do Joe Tekila
Há 15 anos encontrando no mar a força da sua cozinha, o Joe Tekila, localizado no bairro Floresta, apresenta a “Isca de Peixe à Mexicana”: iscas de peixe empanadas servidas com guacamole, pico de gallo, sour cream e finalizadas com batata-doce crispy.
Além desses, também estão na disputa:
PASTEL DO ADOLFO - Bar e Quadra de Esportes Adolfo (Anita Garibaldi) - Pastel com recheio de costela, servido com maionese verde da casa e molho de pimenta
SANDUÍCHE DE ALMÔNDEGA - Budega Dona Francisca – (Saguaçu) - Mini pão francês com mini bolinho de carne, acompanha maionese da casa, alface e tomate.
LINGUIÇA DO ALAMBIQUE COM PIRÃO Casa Amarela (Saguaçu) - Linguiça Blumenau defumada e-grelhada e Flambada na cachaça de alambique, servida com pirão da água, dois ovos e bacon crocante.
KIBE CRU - Chawarma Foods (Bucarein) Carne crua temperada, acompanhada de pão sírio, pasta de alho, limão e azeite extravirgem.
BOLINHO DE COSTELA - Don Toro (América) - Bolinho de mandioca recheado com costela, acompanha molho de pimenta.
TORTILHA DO DOVAH - Dovah Lanches e Shawarmas (Guanabara) - Massas de shawarma fritas. Acompanha costela, maionese, creme de alho, vinagrete e barbecue.
ANTEPASTO DE SARDINHA - Espaço Sabor (Bucarein) - Filés de sardinha frescas cozidas sob pressão, juntamente de um mix de temperos. Servido como antepasto em fatias de baguete.
TÁBUA CHIQUETOSO - Espetinho Chiquetoso (Bom Retiro) - Espetinho de alcatra, pão de costela e um torresmo da panceta de rolo, acompanha farofa e limão.
PALITOS DE QUEIJO E BRISKET - Holy Meat (Centro) - Palitos de queijo envoltos com briskot desfiado, empanados e fritos, com maionese de all o-negro. Acompanha molho ranch com jalapeño caramelizado.
LINGUADO CAXIAS - Petisqueira Caxias (América) - Três filés de linguado recheados com palmito e queijo, acompanha molho vinagrete.
PETISCO DO REI - Rei dos Lanches (Floresta) Frango a passarinho ao molho barbecue e alho crocante. Acompanha alcatra chapeada e pão de alho especial.
BARCA DE MINI PASTÉIS - Tempero de Casa (Centro) - 3 pastéis de costela com queijo muçarela e 3 pasteis de camarão com requeijão
A votação está aberta. Para participar, é só visitar um ou mais dos estabelecimentos participantes, provar os petiscos e dar sua nota. Afinal, quem decide o campeão local é você!


Notícias do Convention Bureau






