cidade de
Joinville Convention Bureau reforça a importância do cadastramento junto ao Ministério do Turismo
Executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os órgãos oficiais de turismo, o Cadastur – Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização das empresas e prestadores de serviços turísticos de todo o Brasil.
De acordo com o MTur, o credenciamento junto ao Cadastur é obrigatório para o exercício da profissão de Guia de Turismo e, também, para empresas dos segmentos de acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.
Já para casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias, bares e similares, o cadastro é opcional.
Embora seja optativo para algumas categorias, estar inscrito no Cadastur oferece a empresas e profissionais benefícios como acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
Além disso, estar no Sistema de Cadastro traz visibilidade, já que os sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal, do Ministério do Turismo, trazem a relação de todos as empresas e profissionais inscritos, que podem ser consultados por turistas e cidadãos que buscam serviços referenciados pelo órgão máximo do setor.
Força para todo o setor
Além dos benefícios individuais, o Cadastur também fortalece o setor de turismo como todo e beneficia os próprios municípios.
De acordo Rosi Dedekind, presidente da Instância de Governança da Região Turística Caminhos dos Príncipes, que abrange nove municípios da região norte de Santa Catarina, quanto mais empreendimentos estejam inscritos no Cadastur, melhor cotado será o município para investimentos futuros que dependos de emendas parlamentares e recursos do MTur para a viabilização de projetos.
“Por isso é realmente importante que as empresas ligadas à cadeia produtiva de turismo possuam o Cadastur. Temos uma grande rede de profissionais e empresas do setor que, muitas vezes, não têm esse conhecimento”, afirma.
Também em relação aos benefícios gerados para os municípios, o executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Giorgio Souza, destaca que o Cadastur influencia em outra importante ferramenta do Governo Federal, o Mapa do Turismo Brasileiro.
“Incentivamos nossos associados que se enquadram nos segmentos contemplados, a se inscreverem no Cadastur para que Joinville tenha sempre os dados atualizados ao Sistema. Além disso, o Cadastur ajuda a definir a categoria dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do MTur que define áreas prioritárias para o desenvolvimento das políticas públicas”, completa Giorgio Souza.
Outro ponto destacado por Rosi Dededind, é a necessidade de desmistifcar que o Cadastur pode comprometer a privacidade de informações acerca do empreendimento. E Rosi reforça: “O cadastro não é um instrumento de fiscalização, ele atesta a regularidade da empresa e serve como premissa para programas públicos de crédito para hotéis, restaurantes, centros de eventos etc”.
Como se cadastrar
A inscrição no Cadastur é gratuita e pode ser feita pelo site do Cadastur, onde estão disponíveis as informações completas sobre o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos.
O cadastro é válido por dois anos para pessoas jurídicas e por cinco anos para os guias de turismo.
Institucional
Informações Úteis
Eventos
Gastronomia
Qualidade de Vida
Todos os direitos reservados | Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.