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Uma série de ações direcionadas a diferentes públicos vem sendo executadas com o objetivo de promover Joinville como destino turístico de lazer e de negócios, em âmbito nacional.
Desde o último mês de março, o plano de ação elaborado para a promoção turística da cidade ganhou força com o convênio firmado entre Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.
As iniciativas vão desde visitas técnicas de operadores de viagem que vieram a Joinville conhecer suas experiências e potencialidades, capacitação do trade turístico, maior presença no ambiente digital, participação arrojada nas feiras de turismo, até criação e produção de novos materiais promocionais impressos, digitais e audiovisuais.
“O Joinville Convention Bureau sempre atuou de maneira efetiva na promoção do turismo da cidade. A parceria inédita firmada com a Prefeitura de Joinville está nos permitindo expandir e fortalecer essas iniciativas que já demonstram resultados positivos”, avalia Giuliano de Mello, presidente do JRCVB.
Uma das ações viabilizadas pelo convênio foi a contratação da Imaginadora. A agência de marketing que representa a cidade como destino turístico tem a missão de desenvolver estratégias voltadas aos canais de comunicação (operadoras e agências de viagens), treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico, além de ações de marketing digital.
Entre as ações já executadas para o primeiro público, estão dois famtours que apresentaram as experiências e atrativos que Joinville oferece. O primeiro grupo foi formado por operadores de turismo especializados no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e, o segundo, reuniu operadores e jornalistas que vieram conhecer o turismo de lazer da cidade.
Já para o trade turístico de Joinville, a Imaginadora articulou o seminário “Redefinindo o Turismo: Experiências que Transformam”. No evento on line, profissionais especializados no segmento MICE apresentaram aos empresários e representantes locais, experiências, tendências e dicas sobre como impulsionar o turismo corporativo.
Presença digital
Essenciais para o trabalho de promoção turística, as redes sociais também passaram por realinhamentos.
Com gestão estratégica, as ações orgânicas e patrocinadas publicadas no perfil @visitejoinville, no Instagram, alcançaram 325 mil pessoas, desde o início do mês de março. Já o público alcançado pela página Visite Joinville – SC, no Facebook, superou 1 milhão de pessoas, no mesmo período.
Ainda por meio do convênio, outras ações digitais estão em desenvolvimento para promover a marca Joinville como destino turístico.
Entre elas, a criação de uma plataforma digital com fotos e informações sobre a cidade e seus atrativos. O turista poderá acessá-la por meio de quatro totens e QR codes que serão instalados diferentes locais. Ao navegar, o visitante será guiado por atendentes virtuais. Em quatro idiomas, os avatares darão informações ao turista que poderá percorrer a cidade e visualizar os locais em fotos 360º.
Feiras e materiais promocionais
A participação de Joinville em feiras e eventos do setor ganhará mais impulso por meio do convênio da Prefeitura de Joinville e Joinville Convention Bureau.
Na ABAV Expo, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), em setembro, e na Festuris Gramado, programada para o mês de novembro, Joinville estará presente com estande próprio. Com projeto exclusivo, o espaço de 30 metros quadrados vai retratar elementos que compõem a identidade da cidade, destacando suas potencialidades culturais, artísticas e naturais.
Para completar a customização do estande, a equipe estará uniformizada e treinada para divulgar aos operadores e agentes de turismo vindos de todas as regiões do Brasil e também do exterior, os atrativos e experiências que Joinville oferece a públicos de todos os estilos e idades. Ativações e atividades interativas também serão realizadas com o objetivo de atrair o público ao estande.
Ainda durante os eventos, serão distribuídos novos materiais promocionais que estão sendo produzidos. Entre eles, mapas turísticos, folders e uma revista atualizada especialmente utilizada em ações para captação de eventos.
Completando o conjunto de novos materiais promocionais, está a produção de um audiovisual de Joinville que vai apresentar a cidade, suas forças e vocações, em quatro idiomas. O filme terá cerca de três minutos de duração e versões compactas adaptadas para as redes sociais.
O lançamento da plataforma digital e do audiovisual deverão acontecer no mês de setembro, sendo que o vídeo já será exibido durante a ABAV Expo no estande de Joinville.
De acordo como presidente do JRCVB, o apoio do Poder Público e o trabalho conjunto do trade turístico, representam a oportunidade de Joinville se projetar no cenário do turismo nacional.
“Além de potencializar o trabalho realizado pelo Joinville Convention Bureau, o convênio com a Prefeitura de Joinville ajuda a desburocratizar o processo e agilizar a execução de ações estratégicas. Em um trabalho conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo, estamos buscando as melhores soluções para tornar a nossa cidade cada vez mais atrativa para o turismo de negócios e de lazer”, conclui Giuliano de Mello.
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