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O ponto de partida dos workshops do Ágora.Connect era criar uma experiência única, fugindo dos métodos tradicionais e transformando a simples coleta de dados em um movimento interativo de conhecimento. Foi utilizada a plataforma Mentimeter como ferramenta de interação e os participantes acessaram as perguntas no celular, com um propósito específico: gerar reflexão sobre o estágio de maturidade, identificar obstáculos enfrentados e estimular a observação de semelhanças ou diferenças nas prioridades entre empresas e universidades.
Durante os workshops, foram adotadas duas dinâmicas principais: o uso de tecnologia para transformar os feedbacks, opiniões e ideias em apresentações em tempo real; e painéis de discussão para destacar desafios e possíveis soluções. Os resultados revelaram preocupações comuns como a
burocracia nos processos administrativos e a
necessidade de alinhar expectativas e prazos. Nos painéis de desafios, foram discutidos aspectos cruciais como a gestão, os processos e os resultados esperados de parcerias entre universidades e empresas.
"Um dos papéis estratégicos do Ágora UNI é estabelecer mecanismos para desburocratizar os procedimentos para a contratação dos projetos de pesquisa envolvendo ambas as partes, facilitar os registros de propriedade intelectual e facilitar os processos de transferência de tecnologia", opina o professor
Modesto Hurtado Ferrer
(UFSC) e diretor Técnico do Ágora Tech Park. "A colaboração efetiva entre academia e mercado pode potencializar a transferência de conhecimento, acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e estimular o crescimento econômico", completa.
A dinâmica incluiu várias etapas, como a definição de práticas recomendadas e desafios, discussões internas nos grupos, e votações para eleger os aspectos mais relevantes. Cada grupo teve a oportunidade de apresentar e discutir suas conclusões, fomentando uma troca de conhecimentos e perspectivas. "Essa abordagem permitiu uma análise coletiva dos obstáculos e soluções potenciais para fortalecer a integração entre universidades e o setor empresarial no contexto da inovação", aponta a analista Janaina Sehnem.
Durante os workshops, representantes do mercado e da academia debateram
demandas, desafios e sugestões para interação e atuação conjunta.
Na avaliação de
Ricardo Santin, Diretor de Montagem BMW Group Brasil, "participar da construção do projeto Ágora.Connect através do debate construtivo com Líderes de Inovação do nosso Ecossistema foi muito gratificante. Iniciativas como esta, transformam os desafios de inovação aberta em oportunidades de trabalho conjunto entre academia e mercado e reforçam o compromisso BMW Group Brasil com o desenvolvimento regional".
"Você só consegue aumentar a chance de sucesso de um projeto quando você mapeia realmente os benefícios, os desafios e os problemas que cada lado tem", comenta
Alexandre Barros, head de Inovação Aberta na WEG. "A empresa tem objetivos, ela quer atingir esses objetivos mas a universidade também tem, então como você consegue alinhar toda essa expectativa e toda essa demanda de todos os lados, e principalmente cada um com as suas características".
"Os insights obtidos nos workshops foram fundamentais para o desenvolvimento de programas e iniciativas no Ágora UNI, e terá aplicação direta a empresas, pesquisadores, alunos e Instituições de pesquisa. A colaboração efetiva entre academia e empresas é o caminho que iremos seguir a partir desse novo espaço que teremos à disposição do ecossistema nos próximos meses", detalha Fantinelli.
O próximo passo é a realização de um workshop com a governança do ecossistema de Joinville para apresentar os resultados e também coletar insights dos participantes, integrando a visão inicial de especialistas de mercado e pesquisados às demais lideranças que compõem o ambiente de inovação. Assim, o Ágora.Connect nasce "validado" pelo ecossistema e com um caminho claro de como desenvolver projetos e gerar resultados por meio de uma construção conjunta.
Expectativas distintas: ainda que ambos os lados desejem ampliar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento, os pesquisadores ouvidos focam mais na validação do produto. Desafio: definir expectativas claras, e complementaridades, antes de iniciar parcerias
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