cidade de

EXPERIÊNCIA

Workshops do Ágora.Connect - A cocriação na prática

O ponto de partida dos workshops do Ágora.Connect era criar uma experiência única, fugindo dos métodos tradicionais e transformando a simples coleta de dados em um movimento interativo de conhecimento. Foi utilizada a plataforma Mentimeter como ferramenta de interação e os participantes acessaram as perguntas no celular, com um propósito específico: gerar reflexão sobre o estágio de maturidade, identificar obstáculos enfrentados e estimular a observação de semelhanças ou diferenças nas prioridades entre empresas e universidades.



Durante os workshops, foram adotadas duas dinâmicas principais: o uso de tecnologia para transformar os feedbacks, opiniões e ideias em apresentações em tempo real; e painéis de discussão para destacar desafios e possíveis soluções. Os resultados revelaram preocupações comuns como a
burocracia nos processos administrativos e a necessidade de alinhar expectativas e prazos. Nos painéis de desafios, foram discutidos aspectos cruciais como a gestão, os processos e os resultados esperados de parcerias entre universidades e empresas.


"Um dos papéis estratégicos do Ágora UNI é estabelecer mecanismos para desburocratizar os procedimentos para a contratação dos projetos de pesquisa envolvendo ambas as partes, facilitar os registros de propriedade intelectual e facilitar os processos de transferência de tecnologia", opina o professor
Modesto Hurtado Ferrer (UFSC) e diretor Técnico do Ágora Tech Park. "A colaboração efetiva entre academia e mercado pode potencializar a transferência de conhecimento, acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e estimular o crescimento econômico", completa.


A dinâmica incluiu várias etapas, como a definição de práticas recomendadas e desafios, discussões internas nos grupos, e votações para eleger os aspectos mais relevantes. Cada grupo teve a oportunidade de apresentar e discutir suas conclusões, fomentando uma troca de conhecimentos e perspectivas. "Essa abordagem permitiu uma análise coletiva dos obstáculos e soluções potenciais para fortalecer a integração entre universidades e o setor empresarial no contexto da inovação", aponta a analista Janaina Sehnem
.


Durante os workshops, representantes do mercado e da academia debateram 

demandas, desafios e sugestões para interação e atuação conjunta. 


Na avaliação de
Ricardo Santin, Diretor de Montagem BMW Group Brasil, "participar da construção do projeto Ágora.Connect através do debate construtivo com Líderes de Inovação do nosso Ecossistema foi muito gratificante. Iniciativas como esta, transformam os desafios de inovação aberta em oportunidades de trabalho conjunto entre academia e mercado e reforçam o compromisso BMW Group Brasil com o desenvolvimento regional". 


"Você só consegue aumentar a chance de sucesso de um projeto quando você mapeia realmente os benefícios, os desafios e os problemas que cada lado tem", comenta
Alexandre Barros, head de Inovação Aberta na WEG. "A empresa tem objetivos, ela quer atingir esses objetivos mas a universidade também tem, então como você consegue alinhar toda essa expectativa e toda essa demanda de todos os lados, e principalmente cada um com as suas características".


"Os insights obtidos nos workshops foram fundamentais para o desenvolvimento de programas e iniciativas no Ágora UNI, e terá aplicação direta a empresas, pesquisadores, alunos e Instituições de pesquisa. A colaboração efetiva entre academia e empresas é o caminho que iremos seguir a partir desse novo espaço que teremos à disposição do ecossistema nos próximos meses", detalha Fantinelli.


O próximo passo é a realização de um workshop com a governança do ecossistema de Joinville para apresentar os resultados e também coletar insights dos participantes, integrando a visão inicial de especialistas de mercado e pesquisados às demais lideranças que compõem o ambiente de inovação. Assim, o Ágora.Connect nasce "validado" pelo ecossistema e com um caminho claro de como desenvolver projetos e gerar resultados por meio de uma construção conjunta.



Conclusões e Desafios

  1. Burocracia é um obstáculo comum: tanto os heads de inovação quanto os pesquisadores enfrentam desafios similares relacionados aos processos administrativos. Desafio: simplificação e agilização desses procedimentos para uma colaboração mais eficaz;
  2. Alinhamento no Estágio de Maturidade: ambos os públicos reconhecem a necessidade de testar e validar ideias (prototipagem e prova de conceito) antes de escalá-las.
  3. Conexão com Universidades: os pesquisadores, em especial, indicaram que a colaboração universidade-empresa é essencial para o avanço em suas pesquisas. Uma demanda estratégica para todo o ecossistema.
  4. Realidades distintas: as barreiras culturais e estruturais mencionadas pelos Heads de Inovação indicam a necessidade de uma compreensão mais profunda dos contextos acadêmico e empresarial. 
  5. Parcerias e atração de talentos: mais um ponto de convergência entre mercado e academia. A busca por parcerias em projetos de P&D e atração de talentos é estratégica e atende demandas de ambas as áreas


Expectativas distintas
: ainda que ambos os lados desejem ampliar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento, os pesquisadores ouvidos focam mais na validação do produto. Desafio: definir expectativas claras, e complementaridades, antes de iniciar parcerias


O que fazer para engajar Gestor / Colaborador no Programa de Inovação com Universidades?

  • Métricas claras: Payback/VPL
  • Fazer na universidade em vez de fazer em casa
  • Trazer cases que deram certo com resultados
  • Benchmarking com outras empresas
  • Clareza de proposta de valor para todos os envolvidos


O que não fazer.

  • Soberba tecnológica e de conhecimento (ambos os lados)
  • Falta de alinhamento de expectativas
  • Devaneios teóricos
  • Dificuldades burocráticas (falta de suprimentos)



QUER CONHECER EM DETALHES A METODOLOGIA E O RESULTADO DESTA COCRIAÇÃO? ACESSE O E-BOOK AQUI



17 de abril de 2025
Nos dias 17 e 18 de abril (quinta e sexta-feira), a tradicional Feira do Peixe Vivo toma conta da Praça do Mercado Público Municipal com a venda de tilápia viva por R$ 18,50 o quilo. Uma oportunidade para garantir o almoço da Sexta-feira Santa com aquele toque fresquinho da roça!
Por Sabrina Schmitz 17 de abril de 2025
Oficinas recreativas, jogos e caça ao coelho estão na programação de Páscoa que o Shopping Mueller preparou para as crianças este ano. De 14 a 20 de abril, das 14h às 17h, as atividades serão realizadas gratuitamente, no primeiro piso, em frente à Marisa.
Por Luciana Imhof 9 de abril de 2025
Evento especial apresenta Lorenzo Thompson no dia 24 de abril e integra as ações comemorativas do principal shopping da cidade
Por Sabrina Schmitz 3 de abril de 2025
De 4 a 13 de abril, Joinville recebe a segunda edição do Teias de Ananse - Encontro de Contadores de Histórias, um festival que celebra a tradição oral e a arte de narrar histórias. Com programação gratuita, o evento reúne 21 espetáculos de diferentes estilos, além de oficinas e rodas de conversa.
Por Sabrina Schmitz 3 de abril de 2025
No primeiro sábado do mês, dia 5 de abril, a Praça Cidade das Águas recebe a Meraki Pocket em uma edição especial de Páscoa com 25 expositores e diversas atrações. Atividades para o bem-estar e Dia Mundial da Dança também estão na programação
Por Sabrina Schmitz 3 de abril de 2025
Participe do Circuito do Pedal Sesc Joinville no dia 1º de maio! 🚴‍♂️ Com um percurso de 5 km, o evento promove lazer ativo, saúde e integração para todas as idades. A concentração começa às 15h, com saída às 16h da Unidade do Sesc Joinville. O trajeto pode ser feito de bicicleta, triciclo, patins, roller e skate. Inscreva-se e aproveite esse passeio ciclístico especial!
Por Luciana Imhof 1 de abril de 2025
Um dos principais encontros de coralistas do Sul do país, o Festival de Corais Joinville abre inscrições para a 5ª edição, marcada para 3 a 6 de julho, na Sociedade Harmonia Lyra e em palcos externos. Até 20 de abril, regentes ou coordenadores de grupos interessados podem reservar sua vaga pelo site festivaldecoraisjoinville.com.br.
Por Luciana Imhof 1 de abril de 2025
Evento começa no dia 11 de abril e segue até 4 de maio, com petiscos autorais espalhados por diferentes bairros da cidade
Por Sabrina Schmitz 25 de março de 2025
Fizemos piquenique no ZooBotânico de Joinville! Vem conferir como foi a nossa experiência. Marcamos para sábado de manhã e demos muita sorte: o dia estava lindo!
Programa de empreendedorismo realizado pelo Join.Valle e Sebrae Santa Catarina ajuda a transformar i
Por Luciana Imhof 20 de março de 2025
Abertas as inscrições para 14ª edição do JEDI
CCR Aeroportos, empresa que administra o terminal, promoverá edição inédita da Santander Track&Field
Por Luciana Imhof 20 de março de 2025
Corrida na pista do Aeroporto de Joinville acontecerá em março
De 20 a 23 de março Joinville recebe a 2ª edição do Festival Cinema de Verão.
Por Luciana Imhof 5 de março de 2025
2ª edição do Festival Cinema de Verão acontece em março com programação gratuita
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 14 de abril de 2025
Com um estande próprio de 38m², Joinville terá a oportunidade de apresentar ao público da WTM seus atrativos turísticos, a infraestrutura para eventos, além de sua rica programação cultural. Serão distribuídos materiais contemplando os destaques da cidade como o Festival de Dança – o maior do mundo em número de participantes, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, a tradicional Festa das Flores, o Turismo Rural e de Experiência que cresce ano após ano, entre outros atrativos. O espaço será um ponto estratégico para conexões e articulações com players nacionais e internacionais do trade turístico.
Por Luciana Imhof 4 de abril de 2025
“Toda a cadeia produtiva de Joinville acaba sendo beneficiada com mais esse evento, movimentando a economia em geral, de prestadores de serviços dos eventos a hotéis, restaurantes, espaços de turismo e lazer”, comenta o presidente do Convention Joinville, Giuliano Rodrigo de Mello.
Por Luciana Imhof 4 de abril de 2025
O objeto do Termo é a conjugação de esforços para ampliar a visibilidade de Joinville como destino turístico (Etapa 2), com valor total de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). A vigência teve início na data de sua assinatura e se estenderá por 12 (doze) meses.
Por Luciana Imhof 4 de abril de 2025
Pelo presente, convocamos os Mantenedores e Parceiros Associados ao Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em cumprimento ao disposto no Capítulo IV, Seção I, Artigos 17 – 19 e 20 a 22 do Estatuto Social Consolidado e que estejam em dia com as suas obrigações, para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 24 de abril de 2025 na Expoville, localizada na rua XV de Novembro, 4.315 – Glória – Joinville SC, às 09h00min em primeira convocação em número superior à metade dos votos válidos e, em segunda convocação, às 09h30min, ...
3 de abril de 2025
Lideranças nacionais do segmento de eventos associativos viveram a experiência de Joinville durante o fim de semana
Por Luciana Imhof 3 de abril de 2025
“O congresso é um evento multidisciplinar e prático, que reúne profissionais renomados em diversas especialidades e estudantes. Nosso objetivo é possibilitar uma atualização sobre os recentes estudos, técnicas e avançadas tecnologias aplicadas ao tratamento de doenças digestivas”, comenta o Dr. Aluisio Stoll, presidente do Congresso.
Por Luciana Imhof 3 de abril de 2025
Caça aos Ovos de Páscoa no Parque da Expoville está com inscrições aberta
Por Luciana Imhof 13 de março de 2025
A JoinViva nasceu do amor por Joinville e do desejo de transformar sua história, arquitetura e cultura em souvenirs únicos e cheios de identidade. Nossos produtos são ilustrados à mão, trazendo os ícones da cidade para itens como canecas, ecobags, azulejos, guarda-chuvas e muito mais.
Por Luciana Imhof 13 de março de 2025
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ... convocamos os Mantenedores, Associados e Parceiros Associados ao Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em cumprimento ao disposto no Capítulo IV, Seção III, Artigo 20 do Estatuto Social Consolidado e que estejam em dia com as suas obrigações, para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 24 de março de 2025 em sua SEDE, localizada na rua Ottokar Doerffel, 1.733 – Prédio Baltasar Buschle – Anita Garibaldi – Joinville SC, às 08h30min em primeira convocação ...
Por Luciana Imhof 13 de março de 2025
A iniciativa ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março de 2025, reunindo cerca de 25 líderes de entidades de classe nacionais e seus acompanhantes, totalizando aproximadamente 40 convidados. Durante esse período, os participantes terão uma experiência imersiva em Joinville, explorando sua infraestrutura, espaços para eventos, atrativos turísticos e a qualidade dos serviços locais.
Por Luciana Imhof 12 de março de 2025
💰 Condições Exclusivas para Associados do Convention Bureau! 📅 Data: 10 de abril de 2025 📢 Ingressos Limitados! Reserve agora mesmo: 📧 reservas@gdo.com.br 📞 (47) 99904-9649
Por Luciana Imhof 12 de março de 2025
Nos grandes centros urbanos do Brasil as casas de brunch já estão fazendo sucesso e agora você também tem a sua em Joinville: o L’UOVO! Aqui, como o próprio nome sugere, o ovo é o protagonista do cardápio! E por que o ovo? Porque ele está presente na gastronomia de todos os continentes, faz parte do nosso cotidiano e é um dos alimentos mais democráticos do mundo. Embarque com o L’uovo nessa experiência e nos sabores dos seus preparos doces e salgados!
Mais Posts