cidade de

EXPERIÊNCIA

Turismo de Joinville ganha força com convênio inédito firmado entre Prefeitura e Convention Bureau

.O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na quarta-feira (3/5), na Expoville.


O evento teve a presença do Prefeito de Joinville Adriano Silva, e da Vice-Prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.


O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.

Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

 

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.


“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos. O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, comemora o presidente.


Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.


“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental. Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, afirma o prefeito Adriano Silva.


Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado. Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.


E declarou: “Turismo se faz na base dos municípios. E municípios fortes, significam estado forte. Esse convênio demonstra a capacidade de Joinville entender que agentes públicos e privados são, juntos, responsáveis pela transformação turística de um município”.

 

Turismo de Joinville em ascensão


Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.


Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local.


Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.


Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).


Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.


“O momento que o turismo de Joinville vive, graças à parceria entre a Prefeitura e o setor privado, é especial. E o convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville. Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, reforça Gassenferth.


Ações em andamento


Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.


O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

 

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.


“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.



Campanha de promoção do destino


Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens. Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.


Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.


Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.


“Também vamos conversar com empresários locais e entender os propósitos e objetivos de Joinville e buscar engajar o trade local. Teremos a oportunidade de vivenciar e conhecer quem faz o turismo local. A partir daí, vamos pensar as capacitações e treinamentos. É importante estar atualizado sobre o que está acontecendo e sobre o que vai acontecer em Joinville e levar tudo isso ao mercado”, antecipa a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder.


Foto: Crédito André Kopsch

Confira a programação completa dos Blocos de Rua do Carnaval de Joinville neste final de semana.
Por Luciana Imhof 20 de fevereiro de 2025
Blocos vão animar Carnaval de Joinville 2025
Por Luciana Imhof 20 de fevereiro de 2025
Carnaval de Joinville é no fim de semana
Por Sabrina Schmitz 10 de fevereiro de 2025
Em sua 12ª edição, evento terá 12 espetáculos e três oficinas gratuitas entre 6 e 23 de fevereiro, na AJOTE
Por Luciana Imhof 6 de fevereiro de 2025
O Shopping Mueller estendeu a programação especial para as crianças nessas férias escolares. Oficinas infantis gratuitas fazem parte da diversão e ocorrerão nos dias 08/02, 09/02, 15/02, 16/02, 22/02 e 23/02, das 14h às 17h, em frente à loja Americanas, no terceiro piso.
Por Luciana Imhof 6 de fevereiro de 2025
Uma imersão pelo passado, presente e futuro; inovação e encantamento esperam pelos visitantes da nova Galeria Cidade das Águas. Inaugurado recentemente, o espaço poderá ser conhecido pelo público a partir do dia 5 de fevereiro, por meio de agendamento pelo site do empreendimento
Por Luciana Imhof 4 de fevereiro de 2025
A conexão com as pessoas, a arte e a cultura irão pautar a agenda cultural da Cidade das Águas no mês de fevereiro. Com atrações gratuitas para toda a família, o bairro, com conceito inovador, tem se tornado um verdadeiro palco para vivenciar o melhor da cidade.
Por Luciana Imhof 30 de janeiro de 2025
Nesta sexta-feira, a Galeria 33 celebra o gênio visionário David Lynch com a exibição de sua obra-prima "Duna" (1984), uma adaptação única do clássico de Frank Herbert.
Por Sabrina Schmitz 4 de dezembro de 2024
Saiba o que estará aberto entre Natal e Ano Novo em Joinville.
Por Sabrina Schmitz 28 de novembro de 2024
O tradicional Trenzinho Solidário do Shopping Mueller, que leva o público a um passeio pelo Centro de Joinville, já está em operação. Até 23 de dezembro, fará passeios das 12h às 21h30 e intervalos entre 18h e 19h; no dia 24 de dezembro das 10h às 13h.
Por Sabrina Schmitz 28 de novembro de 2024
De 30 de novembro a 8 de dezembro, o evento reúne arte, artesanato, apresentações, área kids e atrações culturais no coração de Joinville. A cidade de Joinville recebe a Feira de Arte e Natal "Arte para Ser", um evento que celebra as tradições natalinas por meio do artesanato, cultura e criatividade. Entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, o público poderá explorar um espaço mágico repleto de produtos exclusivos de artesãos locais, exposições e atrações para toda a família.
Por Sabrina Schmitz 21 de novembro de 2024
Nos dias 22 e 23 de novembro será realizada a primeira edição da Quest - Feira de Ciências no Ágora Tech Park, em Joinville. Um evento gratuito e aberto ao público em geral, que reunirá 30 projetos de oito instituições de Joinville. Os projetos são de alunos do nono ano e ensino médio e o vencedor da Quest ganha o passaporte para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), no Inova USP, em São Paulo, no próximo ano.
Por Sabrina Schmitz 21 de novembro de 2024
O Encontro da Longevidade de Joinville tem como objetivo promover a discussão de temas variados que são de interesse do público sênior, como moradia, saúde, bem-estar, espiritualidade e lazer.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 6 de fevereiro de 2025
No Aludra Gastronomia, cada refeição é uma jornada sensorial que harmoniza a riqueza do oceano com o encanto do cosmos.
Por Luciana Imhof 20 de dezembro de 2024
Aos parceiro de 2025 Com muita satisfação, encerramos mais um ciclo de atividades do Joinville CVB! ✨ Agradecemos imensamente a todos os parceiros, colaboradores e participantes que fizeram parte dessa jornada. Juntos, conseguimos fortalecer o nosso setor e impulsionar o turismo de Joinville. Nosso trabalho não seria possível sem o apoio de cada um de vocês! 🙏 Ficamos muito felizes com as conquistas alcançadas e já estamos ansiosos para os próximos desafios e oportunidades que virão. Vamos seguir conectados, sempre em busca de crescimento! Obrigado por fazer parte dessa história! 💙
Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2024
Funtur Transporte e Turismo é o novo associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 17 de dezembro de 2024
Fundada em 2018, a Quinta de Olivares combina a cultura e a culinária lusitanas, oferecendo doces conventuais, petiscos, refeições, produtos de empório, cafés, pães e vinhos, trazendo os sabores de Portugal ao coração de Joinville.
Por Luciana Imhof 17 de dezembro de 2024
A Doce Encanto destaca-se como especialista em doces lindos e deliciosos em Joinville. Em um ambiente agradável e climatizado, com estacionamento próprio e área externa coberta, o Doce Encanto é a melhor pedida para quem busca um docinho especial. Com cardápio variado e uma variedade de sabores – doces e salgados – e ainda com opções sem glúten e sem lactose.
Por Luciana Imhof 17 de dezembro de 2024
O Joinville Convention Bureau realizou nesta 2ªF (16) o encerramento da Campanha de Incentivo à Room Tax de 2024 e anunciou o lançamento da 7ª edição da campanha, que se estenderá até dezembro de 2025. O evento foi realizado na Cervejaria Gut Brau, contando com a presença dos recepcionistas dos hotéis associados, convidados para um agradável happy hour, oferecido pela própria Gut Brau.
Por Luciana Imhof 13 de dezembro de 2024
O aeroporto de Joinville (SC) está de cara nova. A inauguração do novo espaço ocorreu na tarde de quinta-feira (12), com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, autoridades do estado e representantes da concessionária responsável pela gestão do terminal (CCR). Os mais de 650 mil moradores da cidade mais populosa de Santa Catarina agora contam com um complexo aeroportuário moderno e mais eficiente, capaz de conectá-los a todas as regiões do país.
Por Luciana Imhof 19 de novembro de 2024
Ao longo de 2024, Joinville foi apresentada como destino de turismo de lazer em uma série de eventos organizado pela operadora de turismo EHTL, que tem presença na maioria dos estados, em todas as regiões do país. O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) participou de projeto cooperado com a EHTL em Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), onde apresentou a cidade e seus atrativos de lazer para cerca de 120 agentes de viagem.
Por Luciana Imhof 14 de novembro de 2024
Essa semana o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) promoveu mais uma ação de divulgação de Joinville como destino turístico e de eventos, e juntou dois públicos diferentes para a Press Trip e Famtour. Um grupo de jornalistas e de operadores de turismo estiveram na cidade para viver a experiência que Joinville oferece. Integraram o grupo, jornalistas das revistas 29 Horas, Casa e Jardim e Qual Viagem, e representantes das operadoras de turismo Loja Decolar, Mais Destinos e Blessing Viagens.
Por Luciana Imhof 12 de novembro de 2024
Mais uma ação do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) promete fomentar o setor de eventos de Joinville. A entidade lançou ontem o programa Embaixadores de Eventos de Joinville com o objetivo de reunir pessoas dispostas a levar o nome da cidade para outras regiões, e contribuir com a captação de eventos para o município.
Por Luciana Imhof 8 de novembro de 2024
Presidente do Conselho do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil apresenta dados e tendências do setor para 2025
Por Luciana Imhof 8 de novembro de 2024
Joinville ganha roteiros turísticos para moradores e turistas conhecerem a cidade a pé
Mais Posts
Share by:
...