cidade de
Segunda etapa do convênio firmado entre a Prefeitura e Joinville Convention Bureau dá continuidade às estratégias
O ano de 2023 foi de entregas e resultados positivos para o turismo de Joinville que ganhou impulso com o convênio firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB)
Durante o período, foram realizadas diversas iniciativas, contemplando diferentes públicos. Entre elas, visitas técnicas de operadores de viagem que vieram a Joinville conhecer suas experiências e potencialidades, capacitação do trade turístico, maior presença no ambiente digital, participação arrojada nas feiras de turismo, até criação e produção de novos materiais promocionais impressos, digitais e audiovisuais.
“No ano passado, por meio do convênio entre a Prefeitura e o Joinville Convention Bureau, a promoção turística da cidade recebeu investimento de R$800 mil. Ao longo do ano, ampliamos o trabalho que já era realizado e pudemos inovar com a contratação de profissionais e empresas especializadas e a criação de novas estratégias”, afirma Giuliano de Mello, presidente do Joinville Convention Bureau.
Neste mês de fevereiro, terá início a segunda etapa do convênio existente entre a Secult e o Joinville Convention Bureau, com o repasse de R$1,2 milhão que será investido na continuidade das ações de promoção turística.
“Além de prosseguirmos com as iniciativas já implementadas, vamos ampliar o plano de trabalho e fortalecer áreas estratégicas como o MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), reconhecido atualmente como um dos mais importantes segmentos do turismo, sendo responsável pela organização de viagens de incentivo, eventos corporativos e associativos”, explica Giuliano de Mello, presidente do Joinville Convention Bureau.
O plano de trabalho de promoção turística de Joinville, para este ano, contempla ações como participação em eventos com estande próprio ou em cooperação com outras entidades; viagens de promoção turística ao lado de entidades representativas, agências e operadores de turismo; realização de roadshows; famtours com jornalistas e ações cooperadas com players do mercado nacional.
Também estão previstos investimento em mídia patrocinada em redes sociais como Instagram e Facebook; relacionamento com influenciadores digitais; desenvolvimento de plataforma de gestão para captação de eventos, com banco de dados mais amigável e completo; e produção de novo vídeo de promoção voltado ao segmento MICE, valorizando a identificação que Joinville possui com o turismo de negócios e eventos.
Visibilidade e reconhecimento
De acordo com Giuliano de Mello, a construção de um destino turístico consolidado é um trabalho contínuo e seus resultados podem ser identificados de forma gradual, por meio de diversas análises.
As potencialidades e experiências que Joinville oferece ganham cada vez mais notoriedade entre turistas de eventos e de lazer, contribuindo para fortalecer a cidade como destino turístico em evidência.
Prova disso é que, em pesquisa realizada pela Decolar, principal Online Travel Agency (OTA) da América Latina, Joinville apareceu em 14º lugar entre os destinos mais buscados por turistas latino-americanos, entre cidades do mundo todo.
Outro dado que comprova a projeção de Joinville, é que em dezembro de 2023, a hotelaria de Joinville registou sua melhor ocupação para o período, atingindo índice de 61%, conforme números do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região.
Também no ano passado, Joinville foi escolhida pelo Swiss Tourism Awards na categoria “Destinos para descobrir” e foi a única cidade na América do Sul selecionada pela organização do evento. A premiação foi em Lugano, na Suíça.
Em âmbito nacional, Joinville foi uma das cidades brasileiras contempladas no Programa “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI), do Ministério do Turismo. Além disso, a cidade também está entre as sete do Sul do Brasil que receberam a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023.
“Podemos considerar que esses resultados refletem o trabalho intenso que estamos realizando em parceria com o Poder Público e o trade local. O turismo de Joinville vive um momento exponencial e vamos continuar atuando de maneira incisiva para construir um destino buscado por públicos de todos os estilos e idades”, conclui o presidente Giuliano de Mello.
Institucional
Informações Úteis
Eventos
Gastronomia
Qualidade de Vida
Todos os direitos reservados | Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.