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A partir do mês de junho, a Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), realiza nova edição da pesquisa Estudos dos Impactos Socioeconômicos dos Eventos em Joinville e a Imagem do Destino. A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Neste ano, a pesquisa será aplicada em 13 eventos nacionais e internacionais que acontecerão na cidade, até o mês de novembro. Entre eles estão Super XP, Expogestão, Intermach, Logistique, Metalurgia, Jogos Universitários Brasileiros 2023, entre outros.
Para reforçar a importância do estudo, explicar a metodologia que será utilizada, bem como os resultados apurados na sondagem realizada em 2022, representantes da UNIVILLE e do JRCVB, reuniram-se com os organizadores de eventos, na quinta-feira (18/5).
“A pesquisa que faremos é a mesma já realizada anteriormente, com os mesmos objetivos. Neste ano, Joinville está com grande número de eventos confirmados e, mais do que nunca, esse levantamento é importante para medirmos a avaliação que os visitantes têm em relação à cidade”, afirma Yoná Dalonso, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE.
De acordo com o executivo do Joinville Convention Bureau, Giorgio Souza, os dados também são estratégicos para e desenvolvimento de ações voltadas ao crescimento do setor.
“Estamos em um ano com calendário positivo eventos já confirmados que certamente receberão público expressivo. Assim, a pesquisa é essencial para entendermos e trabalharmos com base em números e, mais do que isso, conseguindo apresentar a importância do setor para a economia da cidade”, reforça Giorgio Souza.
Impactos e percepção em 2022
No ano passado, a pesquisa Estudos dos Impactos Socioeconômicos dos Eventos em Joinville e a Imagem do Destino foi aplicada em seis eventos realizados em Joinville, onde foram entrevistadas 247 pessoas de forma direta, entre os meses de março e setembro.
As variáveis avaliadas foram perfil do visitante, gasto médio, média de permanência e avaliação do destino. Nesse último critério, foram abordados os itens atrativos naturais, culturais e históricos, informações turísticas, hospedagem, restaurantes, comércio, vida noturna, receptividade, segurança, limpeza e transporte público, sinalização, táxi e transporte por aplicativos.
Do total dos entrevistados, 48,7% vieram à cidade para negócios/eventos e 31% a lazer. Do total, 92,7% indicariam Joinville como destino e 90,7% têm intenção de retornar.
O período médio de permanência na cidade é de 3,6 dias e o gasto médio diário por pessoa é de R$ 416,67.
Em relação à percepção sobre Joinville, as variáveis melhor avaliadas pelos entrevistados foram segurança e limpeza pública, receptividade e restaurantes.
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