cidade de
Durante o mês de Janeiro, Joinville é muito procurada pelas famílias que optam por se hospedar na cidade e realizar passeios diários, tanto na cidade quanto na região.
É um período em que as praias de Santa Catarina se tornam bastante movimentadas, recebendo turistas de diversas partes do país que escolhem este destino para suas férias.
Cada vez mais famílias estão escolhendo se hospedar em Joinville para explorar os arredores, e isso se deve a alguns motivos específicos:
Somos Joinville, Cidade de Valor e Inovação, em 2023 fomos eleita a Melhor cidade para se morar no Brasil, a 7° mais segura do Brasil além da 3° Melhor Cidade para se Empreender do Brasil.
Somos Joinville, Cidade de Cultura, somos a Cidade da Dança, a 40 anos temos o Maior Festival de Dança da América Latina, temos a única escola de formação do Ballet Bolshoi do Mundo e o Musicarium.
Somos Joinville, Cidade de Experiência, abaixo iremos listar diversas experiências para você e sua família vivenciarem nas férias de Janeiro em Joinville. Além disso somos as cidades dos Cafés, de uma diversidade gastronômica riquíssima e de chopes artesanais.
Seja bem vindo à Joinville! Desfrute.
A Rua do Príncipe é a principal rua de comércio do centro. A decoração de Natal ficará até dia 05 de janeiro na região central e esta muito bonita. Ali no centro você poderá visitar:
Museu de Imigração e Rua das Palmeiras : A cidade foi colonizada por alemães, suíços e noruegueses e o Museu de Imigração guarda um acervo doado pelos primeiros imigrantes que chegaram em 1851, resgatando suas memórias e preservando sua história. O Casarão está fechado pois estão montando o novo acervo, que ficará pronto em abril, mas nos jardins, na parte de trás do casarão, tem uma área super gostosa para fazer piquenique, a casa Enxaimel que retrata a casa dos imigrantes e a área expositiva Saberes e Fazeres.
Trilha do Patrimônio na Rua do Príncipe: é a principal rua de comércio do centro de Joinville. Em menos de 1km de percurso você poderá vivenciar parte da história dos imigrantes que colonizaram a cidade. São 19 prédios tombados para você viajar no tempo, aprender sobre a arquitetura do Roteiro da Trilha do Patrimônio e acessar a história dos edifícios ao longo da rua.
Visita ao Bombeiro: A visita ao Bombeiro é um passeio imperdível para fazer com crianças, pois elas poderão entrar nos carros e ambulâncias, tirar fotos com os capacetes, ouvir a sirene e observar o bombeiro em ação (se tiver algum chamado naquele momento). Para os adultos também é interessante por eles explicam como usam os equipamentos de resgate e como funciona o bombeiro em Joinville. Para visitar, grupos pequenos não precisam de agendamento, basta solicitar a visita na recepção e alguém de plantão será designado para acompanhar.
Catedral de Joinville: É um marco arquitetônico no centro de Joinville. Ela está localizada na Rua do Príncipe, a 3 minutos de caminhada da Rua das Palmeiras. Não deixe de aprender sobre os vitrais e visitar o cemitério no subsolo.
Mercado Municipal de Joinville: está localizado ao lado do Rio Cachoeira, a 5 minutos de caminhada do Museu da Imigração. Essa região era o antigo porto da cidade e por ali chegaram os primeiros imigrantes de barco para colonizar essas terras, além de estabelecerem um movimentado comércio marítimo com São Francisco do Sul. É um bom lugar para sentar nas mesinhas da praça e apreciar um chope artesanal de Joinville.
Dica de Ouro: Quer se sentir Joinvilense? Compre um caldo de cana e um pastel na Rua do Príncipe e faça um piquenique nos jardins do Museu de Imigração.
Mirante de Joinville e Zoobotânico de Joinville: fazem parte do Parque do Boa Vista, o acesso ao parque é feito caminhando, de uber, com o Zarco do Mirante, clique aqui para saber mais.
ZooBotânico é um ótimo lugar para passear com as crianças. É um zoológico pequeno, com lago, parquinho, trilha, diversos tipos de aves, jacaré, jabuti, capivaras, macacos e outros animais. É um excelente lugar para fazer piquenique.
No Mirante você encontrará uma torre para observar a cidade e uma trilha suspensa no meio da mata que te levará até a Janela do Mirante.
Lá de cima se pode observar a grandeza da cidade. Você vai perceber claramente que Joinville é uma cidade localizada entre a Serra Dona Francisca e a Baía da Babitonga. Por isso somos uma cidade rica para o turismo de natureza, com trilhas, cachoeiras, rios, rotas de cicloturismo e turismo rural.
O parque de flores tem diversas atrações para crianças e adultos. Em janeiro estarão com a floradas da Flores Tropicais e dos Hemerocallis (lírios). Além de todos os outros atrativos do parque, confira alguns:
Jardim Interativo: Em dias de calor, é legal levar roupas adicionais para as crianças, já que provavelmente irão querer se refrescar na pedra furada. Além disso, encante-se com o labirinto dos sons, a misteriosa pedra sussurrante e a encantadora casinha de bonecas de dois andares que compõem os encantos deste jardim interativo.
Vila dos Insetos: É comum que crianças criadas em grandes centros urbanos desenvolvam apreensões em relação aos insetos. A Vila dos Insetos foi concebida com o intuito de acolher e celebrar esses pequenos seres, tão essenciais ao ecossistema, proporcionando uma oportunidade educativa tanto para adultos quanto para as crianças, ressaltando sua importância.
Jardim das Águas: O grande destaque deste parque é a presença encantadora das carpas japonesas, uma verdadeira sensação entre as crianças. Esses seres dóceis e longevos, que facilmente ultrapassam o centenário, proporcionam aos pequenos a chance única de alimentá-los diretamente na palma da mão. Uma experiência incrível que ficará na memória dos pequenos das férias em Joinville.
Jardim das Aventuras: É um espaço repleto de desafios e obstáculos que as incentivam a desenvolver habilidades motoras, correndo descalças pelos gramados. Vale ressaltar que todas essas atrações não se restringem apenas aos pequenos, mas também encantam os adultos.
Hemero Café, por Abbahaus: Aproveite para experimentar das delícias locais no café junto ao parque.
Hemero - Jardins como Arte.
De terça a sexta-feira – 07:30 às 17:00 e sábados 09:00 às 17:00
Ingresso: R$40,00 (inteira) R$20,00 (meia – 6 a 18 anos, acima de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha), até 5 anos não paga.
A compra de ingresso antecipado: www.visitehemero.com.br/ingressos ou no local.
O América é um bairro de Joinville muito bonito, com ruas arborizadas, bons serviços e diversos atrativos gastronômicos e culturais. Tem algumas regiões muito gostosas para dar uma caminhada e vivenciar a cidade.
Rua Otto Boehm: também conhecida como Otto Boulevard, é uma das regiões mais charmosas de Joinville. Alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade estão nesta região.
Via Gastronômica de Joinville: A Rua Visconde de Taunay é conhecida como a Via Gastronômica de Joinville. Está ao lado do Shopping Mueller e possui uma diversidade enorme de restaurantes.
Diversos atrativos voltados às artes em Joinville estão próximos um do outro, formando a Quadra Cultural.
Instituto Internacional Juarez Machado: é a arte que Joinville leva para o mundo. Juarez Machado é um dos nossos orgulhos e este espaço é um presente para a cidade.
Caminhando um pouco mais na Rua Lages, dobrando à esquerda na Rua Jaguaruna você poderá avistar ao fundo a
Cidadela Cultural Antarctica. À direita estão os jardins do Museu de Artes e a Praça dos Suíços.
Na Cidadela você encontra a AJOTE - Associação Joinvilense de Teatro e a AAPLAJ- Associação dos Artistas Plásticos de Joinville.
Quando você chegar na Rua XV de Novembro, à direita da Cidadela encontramos o
Parque das Águas que tem um parquinho ótimo para crianças. Com mais 5 minutos de caminhada, à esquerda na Rua XV, você chegará ao Cemitério dos Imigrantes e Casa da Memória.
Joinville é uma cidade entre a Serra Dona Francisca e a Baía Babitonga.
Na baia conseguimos apreciar os Guarás, eles são lindos e embelezam os céus dos manguezais. O pássaro nasce com as penas acinzentadas e só depois de um ano adquire a cor avermelhada intensa, pois se alimenta de caranguejo rico em caroteno. Fique atento aos nossos lindos Guarás.
Temos 2 principais regiões que conseguimos vivenciar a baía:
Região da Ilha dos Espinheiros uma região pesqueira e lá você irá encontrar:
Monumento Portal do Mar:
A colonização de Joinville foi feita por imigrantes europeus que vieram de barco, passando por São Francisco do Sul, navegando pela Baía da Babitonga e chegando nas terras que hoje é a Cidade de Joinville.
Barco Príncipe de Joinville: é uma das experiências mais encantadoras da cidade, pois você consegue vivenciar a Baía e ver Joinville de um outro ângulo, do mar. O
Barco Príncipe é um dos principais atrativos turísticos de Joinville, diversos grupos de turismo vêm à Joinville para fazer esse passeio.
Joinville Iate Clube:
O Joinville Iate Clube é um ambiente perfeito para almoçar com a família, apreciando a Baía da Babitonga, tomando uma caipirinha e comendo frutos do mar enquanto as crianças se divertem brincando no parquinho na beira da baía.
Região da Vigorelli: é a única considerada praia, pois tem uma região de areia. Toda a costa de Joinville é formada por mangues, então o fundo não é de areia, é de lodo. A água é própria para banho, mas o gostoso da Vigorelli é ir para almoçar peixes e frutos do mar em um dos vários restaurantes da região e deixar as crianças brincar no parquinho e na areia.
Se o seu filho esta na faixa dos 10 anos de idade, recomendo visitar o Museu Arqueológico de Sambaqui (porque estão aprendendo sobre os Sambaquis na escola) e depois visitar o Parque Caiera para ver um sambaqui real e a região de mangue, na parte da manhã é sempre mais gostoso o passeio no parque.
Joinville tem uma área rural muito grande e parte dele é composta pela Serra Dona Francisca. A vista da Serra é muito bonita e conseguimos apreciá-la de diversos lugares da cidade.
Temos 3 principais Rotas Rurais em Joinville, todas elas próximas à serra, com muita conexão com a Natureza e rios.
Rota Caminhos de Dona Francisca: Premiada pelo Ministério do Turismo como Experiências do Brasil Rural.
Nessa rota é no caminho para a cidade de Campo Alegre e você consegue experimentar cachaça, pastéis no Max Moppi ou na Lanchonete Rio da Prata, mirantes, comida alemã no Restaurante Hubener, não deixe de conhecer a Casa Krüger no início da rota e tirar fotos com os trajes dos imigrantes. Já para os mais jovens e aventureiros o Refúgio Shekinah tem Boia Cross e caiaque no rio.
Assista o vídeo das experiências da Rota, clique aqui!
Rota Caminhos do Pirai: A Região do Piraí é de muito contato com água do rio Piraí. O Parque Caminho das Águas é um excelente lugar para tomar banho de rio com as crianças, porque é um parque de piscinas de águas naturais, então é seguro. A cervejaria GutBrau é ótima para ir com as crianças, tem tirolesa, banho de rio (bem baixinho), arvorismo e os Pesque Pagues também é uma ótima atividade com toda família.
Rota Estrada Bonita: Essa estrada fica indo de Joinville à Curitiba, passou a entrada para Campo Alegre um pouco mais pra frente do lado esquerdo da BR 101. É uma estrada pequena, sem saída, mas que concentra diversas atrações. Logo na entrada na Propriedade Ango Kersten você consegue visitar o Museu Rural, andar de trator e ver a produção do melado. O Museu Duas Rodas e o Orquidário Reinheimer são outros atrativos da Estrada Bonita, além de vários lugares de almoço e café.
Para deixar sua experiência ainda melhor no Turismo Rural de Joinville contrate um Guia de Turismo em Joinville, clique AQUI!
Beto Carrero, fica na cidade de Penha, a 80km de Joinville. O parque abre as 9h, saindo de Joinville as 8h você chegará lá as 9h. Comprando até um dia antes você paga mais barato e não pega a fila da bilheteria.
Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, fica a 90 km de Joinville, demora de carro aproximadamente 1h45. Passando um dia em Pomerode você consegue visitar bastante coisa, pois a cidade é bem pequena. Em janeiro acontece a Festa Pomerana.
Segue os principais lugares para você conhecer lá:
Balneário fica a 100km de Joinville e é a praia mais badalada da região norte de Santa Catarina. Lugares para conhecer lá:
O passeio do Barco Príncipe de Joinville é super gostoso, ele é um restaurante flutuante que cabe umas 417 pessoas sentadas, sai do píer aqui do bairro Espinheiros as 10h30 da manhã, navega pela linda Baia Babitonga, para no centro histórico de São Francisco do Sul durante 1h30 para o pessoal passear e volta umas 15h30 da tarde. O ingresso custa em média R$ 140,00 por pessoa, com almoço incluso.
GASTRONOMIA EM JOINVILLE: Desfrute dos nossos restaurantes cafés e chopes artesanais.
CIDADE DE JOINVILLE: Conheça outros atrativos de Joinville.
JOINVILLE RURAL: Conheça tudo sobre os roteiros rurais da nossa cidade.
AGENDA DE EVENTOS EM JOINVILLE: Aproveite para conferir os eventos na cidade nos dias que você estiver por aqui.
ASSISTENTE VIRTUAL DE JOINVILLE: Quer experimentar um pouquinho de Joinville sem sair de casa? Converse com nossa assistente virtual.
CONTRATE UM GUIA DE TURISMO EM JOINVILLE: Deixe sua experiência ainda mais completa.
BAIXE EM PDF AS ROTAS TURÍSTICAS: Diversas rotas para você aproveitar Joinville.
VÍDEO COMPLETO: O que fazer em Joinville.
Eu sou a Sabrina Schmitz!
Joinvilense, Empreendedora, Criativa, Mãe de 3, Colecionadora de Memórias.
Institucional
Informações Úteis
Eventos
Gastronomia
Qualidade de Vida
Todos os direitos reservados | Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.