Parque Caieira
Chegando mais perto da baía você consegue perceber os Sambaquis. Em Joinville existem 41, o parque é um deles. A cidade conta também com o Museu do Sambaqui onde você poderá aprender um pouco mais sobre esses sítios arqueológicos.
Você irá reparar grandes fornos perto da baía, pois antigamente as indústrias caieira eram muito fortes na região. Elas retiravam as conchas dos sambaquis, queimavam nos fornos por vários dias, depois eram trituradas para fazer cal. Por isso o nome do Parque Caieira.
A legislação que protege esses sítios arqueológicos só foi feita em 1961, quando esse tipo de atividade passou a ser proibida. Mas somente em 2004 o parque foi tombado como patrimônio histórico.
A vista da Baía é muito bonita e se você olhar no Google Maps, a vista que você consegue ver do Parque é a Ilha dos Espinheiros vista do mar.
É um excelente passeio para fazer com crianças e uma excelente oportunidade para fazê-los entender o que é um mangue, um sambaqui, além da possibilidade de observarem os Guarás e várias famílias de caranguejos.
É um lugar incrível para fazer piqueniques. Prefira um calçado confortável pois o parque é comprido e tem uma boa caminhada até chegar à beira da baía. O Parque é um lugar seguro, tem vigilante 24 horas e está bem sinalizado. E por ser um parque de preservação, é proibida a entrada de animais de estimação.
O estacionamento é amplo e gratuito.
Informações:
Telefone (47) 3454 9018
Expediente: De terça a domingo, das 8h às 18h
O ideal é antes de você conhecer o Parque Caieira, visitar o Museu do Sambaqui para entender o contexto geral. Mas se não conseguir, na entrada do parque tem um espaço expositivo, passe por ele antes de começar o passeio.
O passeio na parte da manhã é sempre mais gostoso no parque.
Sujeto a cambios sin previo aviso.
Sugerimos confirmar antes de visitar.
Entre en contacto
Dirección y ubicación