O Chineque e o Patrimônio Alimentar

Foto do Chineque da Confeitaria Amor e Canela

Para quem vive em Joinville, famosa cidade chuvosa no Norte catarinense, não há iguaria como um pão doce coberto por uma farofa crocante! É o nosso chineque, de preferência acompanhado por uma xícara de café com leite… humm. Com este pãozinho mágico, nosso dia começa ou termina de forma mais agradável cercados pela família ou amigos, seja em casa ou na padaria, seja na correria para trabalho ou para escola.


E é assim que o chineque melecado de chimia é nosso companheiro das gulodices da infância; e que na juventude somos apresentados à uma variedade gastronômica de chineques, nos levando, até sua alta gourmetização, pois há pedacinhos desta delícia até em coffeebreaks estilosos por aí nas esferas de reuniões de trabalhos da vida adulta. E voltamos para a casa com nosso chineque, afinal, quem ousa visitar algum parente sem ele?


Poderia ser então, o chineque um patrimônio cultural alimentar de Joinville?


Bem… O patrimônio cultural foi considerado ao muito especial para a sociedade brasileira e, portanto, recebeu a proteção da Constituição Federal em seu artigo 216!!!


Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.


A Constituição ampliou o entendimento de patrimônio cultural abrigando os bens culturais de natureza imaterial. São nesta categoria de bens que podemos pensar os chamados patrimônios alimentares. 


E o que são patrimônios alimentares?


É pensar alimentação para além dos componentes biológicos ou das necessidades fisiológicas, levando em consideração o forte componente cultural, revelando uma importante expressão da memória histórica e da identidade territorial  de um povo. 

Um patrimônio alimentar é um elo significativo para a comunidade pois reforça seu de pertencimento a um lugar. O que comemos, o “quando”, o “onde”, o “com quem”, relacionam-se aos territórios, ao meio ambiente, à economia e às questões sociais, de tal forma que podem simbolizar um “marcador primário da identidade” de um indivíduo ou de uma comunidade sinalizando suas efetivas ligações e ou conexões culturais, transmitindo valores, sentimentos, ações.


No Brasil e no Mundo há alguns Patrimônios Alimentares, você conhece?

Dieta mediterrânea (Mediterrâneo), O Ofício dos Pizzaiolos Napolitanos (Italia), e por aqui, o Ofício das baianas de acarajé (registrado em 2005), o modo artesanal de fazer queijo de minas (2008), o sistema agrícola tradicional do Rio Negro (2010), a produção tradicional e práticas socioculturais associadas à cajuína no Piauí (2014) e o ofício de tacacazeiras na Região Norte, o modo de saber fazer o queijo artesanal serrano de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e os engenhos de farinha de Santa Catarina (IPHAN, 2022).


E o Chineque???


Joinville possui 2 patrimônios culturais imateriais já registrados, a Sociedades de Tiro e o Kenia Clube! Mas nenhum deles é um patrimônio alimentar. Para isso acontecer, é necessário um processo administrativo junto ao Órgão Patrimonial competente, neste caso, a COMPHAAM. É importante destacar a participação popular deste processo de reconhecimento, afinal nós, aqueles que são afetados pela memória, pelos saberes e pelos ofícios que marcam e constroem nossa identidade. Viva o chineque!


Vá além!




Receita de Chineque Joinvilense

Eu sou a Luana Gusso!


Paranaense radicada em Joinville, mãe do Francisco, professora universitária, advogada, conselheira de museus de Joinville, pesquisadora da área do patrimônio cultural e dos direitos culturais e apaixonada por chineque.

@gp_pode


Por Sabrina Schmitz 02 mai., 2024
O Desafix 3.0 busca startups com soluções voltadas para cinco linhas estratégicas de tendências tecnológicas: Fixação Inteligente, Indústria 4.0, Tecnologia Digital, ESG (Ambiente, Social e Governança) e Logística.
Por Sabrina Schmitz 01 mai., 2024
Fizemos uma lista de diversos presentes criativos para você presentear sua mãe no Dia das Mães que esta chegando!
Por Sabrina Schmitz 12 abr., 2024
Nos dias 06 e 07/Abril, mais de 60 pessoas participaram do Observa Joinville 2024 - Fomento ao Turismo de Observação de Aves em um sítio na Estrada do Pico, em Pirabeiraba.
Por Sabrina Schmitz 11 abr., 2024
Venha conferir a receita tradicional do Chineque da Confeitaria Amor e Canela de Joinville.
Hoje vamos falar aqui sobre algo que tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios: as
Por Sabrina Schmitz 08 abr., 2024
Hoje vamos falar aqui sobre algo que tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios: as startups e a importância de acelerar um negócio.
Por Sabrina Schmitz 04 abr., 2024
Superação é o que move os 170 atletas, representantes de oito Estados brasileiros, que participarão dos Jogos de Integração do Parkinson – iniciativa inédita em todo o mundo que movimentará a cidade de Joinville (SC), neste fim de semana (6 e 7/4).
Por Sabrina Schmitz 04 abr., 2024
Abertura das exposições “Entre Fronteiras” e lançamento do livro “Haigas Ocidentais” de ANAVAZ, “Autorretrato” de Hirooki Hatori e “FAFS” de Flavio Augusto de Faria Souto. Lançamento do livro “Entre a Babitonga e o Capibaribe” de José Alfredo Abrão.
Por Sabrina Schmitz 02 abr., 2024
De 09 a 13 de abril, Joinville será palco do Shortcutz, uma festival de filmes de curta-metragem, ou seja, filmes com menos de 60 minutos.
Por Sabrina Schmitz 01 abr., 2024
Gosta de corrida de rua? Em Joinville temos diversos lugares que geralmente os corredores adoram treinar corrida, ou fazer uma caminhada. Os horários mais seguros para realizar o treino é das 7h às 20h e vou listar abaixo 06 lugares que geralmente treinamos, listando os prós e contras de cada lugar para você poder escolher o seu.
Por Sabrina Schmitz 26 mar., 2024
A Orquestra Musicarium que esta sendo formada aqui em Joinville foi assunto nacional na CNN Brasil.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 30 abr., 2024
Petisqueira do Paulinho é novo associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 30 abr., 2024
Jacques Eventos e Produções, nova associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville Convention Bureau realiza 14ª Rodada de Negócios
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville Convention Bureau celebra 27 anos de fortalecimento do turismo
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville anuncia novas parcerias na WTM Latin America
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Fórum Regional de Turismo Caminho dos Príncipes acontece durante a SC Outdoor Expo
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville Matsuri 2024 celebra a cultura japonesa com música, dança e entretenimento
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
ExpoGestão 2024 debate o Futuro da Indústria
Por Sabrina Schmitz 24 abr., 2024
Level Garden é novo associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 10 abr., 2024
Joinville participa da WTM Latin America 2024
Por Luciana Imhof 10 abr., 2024
Construção da marca Joinville é destaque em evento de turismo em Ituporanga
Por Luciana Imhof 09 abr., 2024
Pesquisa revela impactos positivos do setor de eventos na economia e no turismo de Joinville e região
Mais Posts
Share by:
...